Compra estratégica de insumos gera economia de R$45 mil para produtores rurais de Paula Cândido 485z3r
Os gastos com concentrado, usado na alimentação animal, são os que mais impactam no custo de produção da bovinocultura de leite. Economizar na compra desses insumos, significa aumentar a margem de lucro do produtor na atividade.
Em Paula Cândido, o Programa Compra Estratégica, tem sido um grande aliado de 27 produtores. Em quatro meses, eles economizaram R$45.690,00 em cinco carregamentos.
Ao todo, o grupo já comprou 192,68 toneladas de insumos, por um custo 10% menor do que se tivessem feito compras individualmente.
O resultado é fruto do Programa Compra Estratégica, do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (INAES) e Sistema Faemg Senar em parceria com a Bioma, articulado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Paula Cândido.
Os indicadores foram apresentados aos produtores em uma reunião no município conduzida pelo gerente executivo do Inaes, Bruno Rocha. Na ocasião, os produtores puderam esclarecer dúvidas, compartilhar suas impressões sobre o projeto e alinhar os próximos os, como a compra conjunta de outros produtos como fertilizantes e adubos.
Magna Martins Ferreira, produtora de leite há 20 anos, disse que está satisfeita com o projeto e espera avanços. “Eu economizo tempo e dinheiro e espero que o grupo aumente e possamos comprar outros produtos como fubá”.
Bruno Teixeira, que também participa da iniciativa e é presidente da Associação de produtores de leite de Paula Cândido afirma que o programa uniu os pecuaristas de leite do município e tornou-se exemplo para a região.
“Minha produção hoje chega a 1000 litros por dia, mas também temos produtores no grupo que tiram 50 litros. Neste programa todos somos beneficiados, um ajuda no crescimento do outro, E como notícia boa chega longe, muitos produtores estão nos procurando para saber como funciona a compra estratégica”, contou.
Sucesso
Ao conduzir o encontro, Bruno Rocha, destacou a relevância e o potencial da ação para transformar a eficiência produtiva. “Hoje já podemos comemorar os resultados. O grupo de Paula Cândido é um exemplo para outros Sindicatos de Produtores Rurais do Estado, para onde vamos estender o projeto”.
O gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis acompanhou o encontro e salientou o papel fundamental do Sindicato nessa empreitada.
“A mobilização coletiva tem aproximado os produtores do Sindicato e a entidade mostra ainda mais o seu valor prestando esse serviço que garante economia, e produtos de qualidade, comprados na hora certa”, comentou.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paula Cândido, Antenor Ferreira, o sucesso do projeto reforça o propósito da entidade. “Nossa função é buscar soluções para facilitar o trabalho no campo, que sabemos que não é fácil. Esse programa já beneficiou muitos produtores e isso é o mais importante para nós”, concluiu.
Fonte: FAEMG