Projeto do Procon-MG de prevenção a golpes reúne mais de 130 idosos em Muriaé 6r391y
A Escola de Educação para o Consumo do Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Procon Municipal de Muriaé, realizou no dia 15 de maio, mais uma ação educativa do projeto “60+ Revelando direitos, desarmando golpes”. A atividade reuniu mais de 130 pessoas no Centro de Convivência dos Idosos da cidade com a ideia de levar informação clara, direta e de confiança aos idosos, promovendo a autonomia e a prevenção.
A servidora do Procon-MG Deiser Roscoe conduziu a palestra abordando os principais tipos de golpes que afetam os consumidores com mais de 60 anos. Entre os assuntos mais discutidos estavam os descontos indevidos nos benefícios do INSS, prática que tem gerado grande preocupação. Durante o encontro, muitos idosos relataram que não usam o aplicativo “SouGov” nem am o site Meu INSS por dificuldades tecnológicas, o que facilita a ação de golpistas.
Por isso, os participantes foram orientados a buscar ajuda em órgãos confiáveis, como o Procon Municipal, o Centro de Convivência dos Idosos e a OAB local, que se disponibilizaram a prestar apoio.
Falso entregador
Segundo o Procon municipal, um dos casos mais recorrentes em Muriaé é o chamado “golpe do falso entregador”. Nesse crime, golpistas se apresentam como entregadores, cobrando pequenas taxas ou oferecendo falsos brindes. Durante a abordagem, pedem para tirar uma foto do rosto da vítima — alegando que precisam confirmar a entrega com a empresa para a qual trabalham. Com essa imagem, eles conseguem burlar o reconhecimento facial de aplicativos bancários, ando contas, fazendo saques e até empréstimos em nome da vítima.
“Esses golpistas são atenciosos, gentis. É justamente aí que mora o perigo. Eles se aproximam com carinho, mas com más intenções”, alerta Deiser.
O evento contou com a presença de representantes de diversas instituições comprometidas com a proteção dos consumidores idosos: o deputado federal José Silva, presidente da Comissão dos Idosos da Câmara dos Deputados; o prefeito Marcos Guarino; o advogado Pedro Henrique, representante da 36ª Subseção da OAB de Muriaé e advogado da Comissão do Idoso; e o diretor do Procon Municipal, Cristiano Assis. Juntos, reforçaram a importância da atuação integrada no combate às práticas abusivas no mercado de consumo, especialmente envolvendo empréstimos consignados e descontos indevidos em benefícios do INSS.
Fonte: MPMG