Papa Leão XIV celebra primeira missa e faz alerta contra reduzir Jesus a ‘super-homem’ 18239
O papa Leão XIV celebrou nesta sexta-feira (9) sua primeira missa como líder da Igreja Católica, na Capela Sistina, no Vaticano, com a presença dos cardeais que participaram do conclave. Em sua homilia, o novo pontífice fez um alerta contra a visão superficial da figura de Jesus, afirmando que muitos o reduzem a um “líder carismático ou super-homem”, o que classificou como uma forma de ateísmo prático, inclusive entre cristãos batizados.
— Ainda hoje, não faltam contextos nos quais Jesus é simplesmente reduzido a uma espécie de líder carismático ou super-homem — declarou. — Isto ocorre não apenas entre os não crentes, mas também entre muitos batizados.
Leão XIV, primeiro papa norte-americano da história, foi eleito na quinta-feira (8), após quatro rodadas de votação no conclave iniciado no dia anterior. O nome foi confirmado após o então cardeal alcançar os mínimos 89 votos necessários.
Em sua homilia, Leão XIV disse ter sido “chamado por Deus” para suceder o apóstolo Pedro e declarou seu compromisso com o Corpo Místico da Igreja:
— Deus me chamou e me abençoou com essa missão. Convido a todos a caminhar comigo — afirmou.
A cerimônia foi transmitida ao vivo e marcou o início da agenda pública do pontífice. Segundo a Santa Sé, o papa rezará a oração do Regina Coeli no domingo (11), na Sacada Central da Basílica de São Pedro. Já na segunda-feira (12), ele se reunirá com representantes da imprensa que acompanharam o processo de sucessão papal.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal O Dia e Metrópoles