Câmara discute e aprova projetos que envolvem temas de grande importância para Muriaé 3b4s46
A Sessão da Cãmara desta semana contou com a discussão e aprovação de vários projetos, dentre eles, o que traz o feriado de 6 de setembro para 16 de março devido às comemorações dos 170 anos de Muriaé, os que institui o dia e Semana do Hip Hop e a Semana dos Avós, o que proíbe todo tipo de artefatos pirotécnicos que produzam estampidos e o que permite convênio com o Núcleo do Cavalo Mangalarga Marchador de Muriaé e região para realização de exposição em junho.
Ainda durante a sessão, a ativista Vanessa Santos, fez uma intensa explanação sobre a situação dos animais domésticos em Muriaé, chamando a atenção para as responsabilidades do poder público municipal e para a grave situação vivenciada por muitos animais de rua e pelos cuidadores que muitas vezes não possuem condições de alimentar nem a si próprios, quando mais seus animais. Por meio da ONG SOS Animais MG, Vanessa uniu uma grande equipe de apoio que vem atuando no sentido de proteger os animais, denunciar os maus tratos e buscar soluções para graves problemas vivenciados nesta área no município de Muriaé.
Muriaé comemora 170 com grande programação e feriado
Este ano apenas, devido as comemorações especiais dos 170 anos de Muriaé, o prefeito Marcos Guarino enviou projeto para Câmara que foi aprovado pela maioria dos Vereadores mudando o feriado de 6 de setembro – Dia do Muriaeense (que cai num sábado) para 16 de maio – Dia da Emancipação Política de Muriaé (que cai numa sexta).
Segundo o Executivo “a transferência do feriado para essa data especial não apenas coincide com a celebração da emancipação política, mas também valoriza a importância de reconhecimento às pessoas que contribuíram para o progresso e bem-estar de Muriaé”, já que neste dia é tradicionalmente concedida a Medalha do Mérito Muriaeense José Alencar Gomes da Silva aos cidadãos que destacam por suas ações em favor da comunidade.
Ainda de acordo com a istração Municipal, “ao considerarmos que o dia 6 de setembro de 2025 cairá em um sábado, essa alteração permitirá que os cidadãos muriaeenses tenham a oportunidade de participar das festividades de forma mais ampla e proveitosa, garantindo que a celebração da data histórica seja vivida em sua plenitude”.
Cultura Hip Hop a ter dia e semana especiais em Muriaé
O projeto de Lei Nº 93/2025 da Vereadora Cássia Ribeiro (PT) aprovado na sessão desta semana institui o Dia Municipal do Hip Hop (12 de novembro) e a Semana Municipal do Hip Hop em Muriaé.
Durante essa semana, serão realizadas atividades culturais e educativas voltadas para a valorização do movimento Hip Hop, envolvendo a participação de:
– Escolas da rede municipal e estadual públicas e privadas;
– Prefeitura Municipal de Muriaé;
– Secretarias municipais de Educação, saúde, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e demais dispositivos vinculados ao poder executivo;
– Fundação de Cultura e Artes de Muriaé (FUNDARTE);
– e Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR);
As atividades promovidas durante a Semana Municipal do Hip Hop poderão incluir, entre outras:
– Palestras e debates sobre a história e a influência do Hip Hop na sociedade;
– Oficinas de MC (rima e composição), DJ (discotecagem e produção musical), Break dance e Grafite;
– Apresentações artísticas e batalhas de rima entre jovens talentos locais;
– Murais de grafite para revitalização de espaços públicos e como intervenção ambiental;
– Roda de conversa com artistas e agentes culturais locais;
– Mostra audiovisual sobre o Hip Hop e suas influências sociais;
– Intervenções culturais em espaços públicos e escolares;
– e Atividades que promovam a inclusão social por meio da cultura Hip Hop.
De acordo com o projeto, a Prefeitura Municipal de Muriaé, por meio de suas secretarias e autarquias competentes, poderá firmar parcerias com entidades, organizações culturais, artistas independentes e coletivos para a realização das atividades previstas nesta Lei.
Segundo a autora, o projeto objetiva “promover a valorização do Hip Hop em nosso município, sendo a Semana Municipal do Hip Hop uma oportunidade para reconhecer e divulgar a história dessa cultura, estimular o desenvolvimento de jovens talentos locais e promover um ambiente de inclusão social”. Ele informa ainda que “a iniciativa visa também a formação de novos públicos, por meio de atividades culturais e educativas, e o fortalecimento de laços entre a comunidade, escolas, órgãos públicos e organizações culturais”.
Por fim, Cássia defende que “a Semana Municipal do Hip Hop representa um importante o para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente, em que a diversidade cultural é valorizada e as expressões artísticas contribuem para a formação de uma identidade coletiva, fortalecendo o movimento Hip Hop e seus ideais em Muriaé. Diante disso, a criação dessa Lei se faz necessária e urgente, pois, além de proporcionar uma plataforma de visibilidade e fortalecimento da cultura Hip Hop, ela também contribui para o desenvolvimento social e educacional de nossa cidade, consolidando Muriaé como um polo cultural que reconhece e celebra a diversidade e a criatividade de seus jovens”.
Semana especial para os avós no final de julho em Muriaé
O Projeto de Lei Nº 95/2025, aprovado esta semana e que é de autoria do presidente da Câmara, Evandro Cheroso (SOLIDARIEDADE) instiitui o a Semana Municipal dos Avós, a ser comemorada anualmente na última semana do mês de julho.
O projeto objetiva promover o reconhecimento, a valorização e o respeito aos avós, destacando a importância do papel dos avós nas famílias e na sociedade, além de promover o fortalecimento dos laços familiares intergeracionais, pelo dia dos avós, comemorado sempre em 26 de julho.
Durante a Semana Municipal dos Avós, o Poder Público municipal poderá promover, em parceria com a sociedade civil, ações voltadas para:
– Conscientizar a população sobre a importância dos avós na formação e no fortalecimento dos vínculos familiares;
– Valorizar o papel dos avós como transmissores de cultura, conhecimentos e valores, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento emocional e educacional das novas gerações;
– Incentivar a convivência intergeracional, promovendo a integração entre avós e netos, além de outras faixas etárias da sociedade;
– Garantir e divulgar os direitos dos avós, especialmente no que tange à convivência familiar, à saúde, à educação e ao bem-estar social;
– E promover o respeito à experiência de vida e ao legado dos avós, incentivando o reconhecimento público de sua contribuição para o fortalecimento da sociedade e das famílias.
Segundo o projeto, o Poder Executivo regulamentará a presente Lei no que for necessário para sua implementação.
Para o autor, o projeto visa reconhecer e valorizar o papel fundamental que os avós desempenham nas famílias e na sociedade de Muriaé. Ele defende que “muitas vezes esquecidos ou não valorizados, os avós são pilares de sabedoria, carinho e apoio emocional para as novas gerações, além de contribuírem com a transmissão de tradições culturais e familiares.
Por isso, o autor explica que “a proposta de instituir esta semana tem como objetivo fortalecer os laços familiares e intergeracionais, proporcionando um espaço para o reconhecimento público dos avós e das suas contribuições e, também, criar um ambiente de conscientização sobre a importância do respeito aos direitos dos avós e promover atividades que favoreçam sua saúde, bem-estar e integração social pelo dia dos avós comemorado sempre dia 26 de julho”.
Evandro Cheroso desta que, com a implementação desta semana, o Poder Público Municipal busca “estimular uma sociedade mais empática e solidária, em que todas as gerações se respeitem e se valorizem mutuamente. Muriaé se tornará um exemplo de cidade que reconhece a importância do papel dos avós na construção de uma sociedade mais inclusiva e humana”.
Proibido artefatos pirotécnicos que produzam estampidos
O projeto de Lei Nº 97/2025, aprovado no dia 14 de abril, de autoria do Vereador Kerlim Protetor (SOLIDARIEDADE) altera a Lei nº 5.953/2020, que dispõe sobre a proibição da VENDA, queima, soltura, manuseio, transporte e o uso de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos acima de 70 decibéis, tecnicamente classificados como fogos de tiro, no município de Muriaé.
Agora, são proibidos no Município, a VENDA, queima, soltura, manuseio, o fornecimento, a manutenção em depósito e o uso de fogos de artifício de estampido e de quaisquer artefatos pirotécnicos que produzam estampidos. O projeto não se aplica aos fogos de artifício de estampido e de quaisquer artefatos pirotécnicos cujo efeito principal esperado, seja o visual, e que produzam níveis máximos de pressão sonora de até 70 dB (setenta decibéis).
O autor justifica que “é sabido que tecnicamente é impossível a existência de materiais desse tipo que não produzam ruídos no momento de seu estouro, e considerando a prioridade do bem-estar das pessoas no quadro de T.E.A (Transtorno de Espectro Autista), nota-se que é evidente o incômodo que sentem ao serem expostos a ruídos tão altos, que podem ocasionar diversas crises aos mesmos”.
O vereador defende que “com a atualização e a efetiva fiscalização nos comércios municipais, conseguiremos regulamentar o uso e a disseminação destes materiais, resguardando todas as pessoas com quadro de TEA (Transtorno de Espectro Autista), além de assegurar também o bem-estar dos animais que são também vitimados pelo uso desenfreados de fogos sem a devida fiscalização”.
Prefeito dá apoio a Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador
O município foi autorizado a fazer convênio com o Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Muriaé e Região no valor de R$ 30 mil para custeio da realização da 8ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador do Muriaé prevista para ser realizada entre os dias 25 e 28 de junho no Parque de Exposições Lael Varella.
O Município justifica “que o evento terá o condão de atrair criadores de diversas regiões do Brasil, visitação pública, o que trará incentivo ao turismo no Município, bem como fomento do agronegócio, hotelaria, restaurantes e geração de emprego e renda”, por isso, torna-se importante receber o apoio do poder púbico municipal.
Fonte: CMM